Blog dos participantes da Oficina Crônicas: entrevistas com o cotidiano do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba - 2010.

terça-feira, 30 de março de 2010

A Indignação de Ter Tutano

Numa noite quente, estava sentado com meu amigo Ter Tutano num dos botecos da Praça da Ordem. Pois é de ver que ele, apesar de macho, estava com TPM naquela noite! Reclamava de tudo: das filas,dos estudos e principalmente das pessoas idosas.

Nesse momento um senhor com olhar vivo,cabelos brancos sentou-se serenamente, sozinho numa mesa próxima a que estávamos. Pediu uma cerveja bem gelada. Quando começa degustá-la com o prazer das pessoas que sabem desfrutar bem a vida, meu amigo que infelizmente estava no meu lado teve uma crise de indignação. Dessas crises pueris inerentes as pessoas que vivem tardiamente a adolescência.

Com arrogância, tomou para si a responsabilidade de explicar para aquele senhor já maduro, porque era impossível que alguém da "velha geração"(palavras dele) entender, conviver ou mesmo viver no mundo que só pertence aos jovens. Começou o discurso alto e claro, de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo:
- "Vocês cresceram num mundo diferente,um mundo primitivo!" Olhou ao redor certificando-se que estava sendo ouvido e se chamava atenção de todos. Então continuou:"- Nós os jovens de hoje, crescemos com Internet, celular, aviões a jato, viagens espaciais. Temos energia nuclear, computadores com grande capacidade. O que vocês faziam quando eram jovens,ô ET?

O senhor se aproveitou do intervalo dessa ladainha, tomou um gole de cerveja e calmamente respondeu: - "Você está certo filho. Nós não tivemos essas coisas quando eramos jovens por que estávamos ocupados em inventá-las. E você, um bostinha arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?" Foi aplaudido em pé. E eu saí de fininho de perto do meu amigo Ter Tutano.

In Tele Jumencia.

6 comentários:

  1. Estranho.... eu acho que já li algo parecido com isso antes.

    Hum, deixe-me ver.... é, aqui:
    http://portalwebnews.com/blogs/2/2010/01/28/arrogancia-dos-jovens/

    Mas enfim.... prefiro acreditar na inocência das pessoas e de que isso não é plágio. Apenas ideias completamente idênticas. E ainda por cima "ipsis literis"! Algo em torno de uma chance em 7 trilhões e meio de acontecer.

    Eu tenho lido as crônicas aqui postadas e essa me pareceu um ataque pessoal. Não entendi direito relacionado a quem e o porquê.

    Sei lá... talvez eu nem devesse ter comentado aqui, com meus 27 anos talvez eu ainda seja um bostinha arrogante.

    Ainda assim eu sei reconhecer um plágio. Ainda mais um tão evidente. Ou será apenas aquela chance única de ter sido apenas mera coincidência?

    ResponderExcluir
  2. que estranho... acho q já li isso em algum lugar...

    ResponderExcluir
  3. Oba!!! Que bom que além de saber ler você sabe reconhecer um plágio! Esse texto chegou como spam na minha caixa de e-mail. Foi muito fácil:Bastou selecionar e colar o útimo parágrafo. Claro, nada ético e fácilmente reconhecido, sendo algo que circulou amplamente pela internet durante meses...Mas talvez menos mórbido do que a apologiz "Hitleriana" que sugere o extermínio de idosos.
    Penso que algúem que se propõe fazer uma oficina de crônicas, deveria ter menos mofo nas idéias.
    E é lamentável que tenham me interditado para fazer comentários, sendo então obrigado a lançar mão do nome genérico para conseguir postar...

    Inter Ditado

    ResponderExcluir
  4. Por que vc se esconde? Pq não assina?

    Eu concordo (E MUITO) com vc que preconceito é ridículo. Contra idosos, negros, brancos, corinthianos ou gays. Preconceito deve ser combatido.

    Mas deve ser combatido com coragem e argumentos.

    Assim sendo:
    a) se esconder atrás de pseudônimos perde o crédito e não demonstra coragem;
    b) plagiar mostra que não tem argumentos, e isso é muito grave (e vc copiou o texto todo e não apenas o último parágrafo).

    Nesse caso, eu acho mais grave se APROPRIAR da ideia/texto de outro, do que criar uma ideia própria (no caso, o texto da tal pessoa a quem vc se refere).

    Porém, que texto é esse? Eu não li nenhum atentado ao idoso aqui. Pelo menos não que eu esteja lembrando. E acharia bacana vc nos mostrar qual é.

    Mas, como isso aqui não deve ser levado pro pessoal já que é uma oficina de crônicas. Queria poder criticar/elogiar uma crônica sua. Não farei nessa pq a maior parte dessa é copiado de um texto da internet.

    Eu acho que pegar citações, frase, falas muito importante na construção de um texto. Fazer a citação e colocar o autor pode mostrar ainda mais conhecimento de causa do que vc está querendo expôr em sua crônica ou texto. Se apropriar é feio. É bobo. Fazer ataques pessoais também. Isso é uma oficina. Acredito que seja para aprender e não para brigar.

    ResponderExcluir
  5. Ué, gente, cheguei atrasada. O que é que tá acontecendo?
    :(
    Monica

    ResponderExcluir