Blog dos participantes da Oficina Crônicas: entrevistas com o cotidiano do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba - 2010.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Oráculo de Mercúrio* ou Sedex 10?



Mercúrio (Hermes na mitologia grega) é o deus romano da eloqüência, do comércio, dos viajantes e até dos ladrões. Serviu como mensageiro de Júpiter.
Oráculo era uma expressão usada para designar o lugar onde se supunha que as divindades consultadas, davam respostas a respeito do futuro, assim como para designar a própria resposta dada.

Por isso, Oráculo de Mercúrio é onde se invoca a rapidez e agilidade de Mercúrio, quando se deseja uma resposta rápida à qualquer tipo de dúvida ou aflição – no amor, nos negócios, na família, com amigos e filhos. Confia-se nele por sua fama em prestar serviço que supera qualquer Sedex 10.
No entanto, diz a crença, a resposta evidentemente não nos é dada por Mercúrio, cochichando aos nossos ouvidos – já imaginaram quanto trabalho ele (Mercúrio) teria vindo diretamente aos vinte e poucos alunos, ao mesmo tempo?
Há que se prestar atenção ao seu redor, ouvir conversas alheias, sons da cidade para, interpretando-os, receber a resposta.

Esse curso de crônicas me parecia, a cada aula, diferente de tudo o que já presenciei.

Informações e esclarecimentos recebidos e entendidos – mas não totalmente cridos – lá fomos nós, solitários andantes das quintas à noite na feirinha no Largo.
Supersticiosa, mas não fanática, eu sou. O ceticismo aflora em certas circunstâncias. Ou quem sabe a ausência de idéias para que tipo de pergunta fazer!
Sem nenhuma pergunta em mente, encontrei a professora, e lhe disse:
- Eu deveria ter trazido o casaco. Está frio aqui fora.
E ela, de pronto:
- Você acaba de me dar a resposta ao que invoquei ao Oráculo.
Pasmem! Levei um susto pela rapidez daquela entrega.
E concluí que, efetivamente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deveria contratar os serviços de Mercúrio.
Poderoso, esse mensageiro deus greco-romano!!!


(Sandra Maria Martins)

*Mercúrio era o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter. Era filho de Júpiter e de Bona Dea e nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu. Quando Proserpina foi raptada, tentou resgatá-la dos infernos sem muito sucesso. Era o deus da eloquência, do comércio, dos viajantes e dos ladrões, a personificação da inteligência. Correspondia ao Hermes grego, protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, era o mensageiro. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu. http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(mitologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário