Blog dos participantes da Oficina Crônicas: entrevistas com o cotidiano do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba - 2010.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Velho Ranheta

Depois que o ministro da Saúde recomendou a prática de mais sexo para hipertensos, seu Ataúlfo se apressou em mudar de canal. Não tinha escutado direito a informação porque o ministro recomendava exercícios físicos também. Mas a expressão ‘fazer mais sexo’ lhe despertou ideias libidinosas. Percorreu duas outras emissoras e não encontrou a notícia. Talvez já tivesse sido exibida ou censurada por jovem editor. Foi somente na terceira tentativa que ouviu toda a fala de José Gomes Temporão: sexo para hipertensos.

Era com ele. Só podia ser com ele. Os sintomas eram sentidos claramente naquele sofá. E clareza tamanha só tinha um remédio: praticar. Excluiu a recomendação dos exercícios repetitivos e se concentrou na imagem do vuco-vuco. Correu até a sonolenta parceira e propôs fazerem um amorzinho. Afinal, ele estava ofegante e sentia uma pressãozinha na cabeça. Ela negou. Ele explicou que era recomendação de seu médico, o ministro. Ela riu e virou-se de lado enquanto Ataúlfo se sentia pálido.

No dia seguinte a notícia foi reprisada, o que o deixou nervoso e um pouco tenso. Teve que ir caminhar. Foi à padaria. E no balcão, diante da jovem atendente, perguntou se ela tinha assistido o jornal. “Não”. Contou a notícia. “Sério?” E fez a proposta do amorzinho. “Se enxerga, tiozinho”, ouviu enquanto o seu coração tonteava de decepção.



Mais tarde, em casa, suas mãos tremiam enquanto segurava o mouse. Na tela, os olhos turvos liam no Portal do Governo a imprudente recomendação. E saiu novamente para a rua soando frio. Entrou na lotérica, mas a fila de aposentados estava grande e no balcão havia um homem. Partiu e entrou no primeiro banco que viu. Já no guichê, disparou: “Oi, amorzinho”. Obteve como resposta risos da moça que contou ser o “terceiro cliente” dela naquele dia.

Irritado e quase chorando, retornou a casa e escreveu ao ministro o seguinte e-mail: “Escute aqui! Sou um velho tarado e quase sem esperanças que ficou mais hipertenso por causa da sua prescrição. Da próxima vez seja mais prudente e ‘combine antes com as russas’, seu Mané!”
______
Manolo Ramires
blogINparana
www.twitter.com/manoloramires

Um comentário: