Blog dos participantes da Oficina Crônicas: entrevistas com o cotidiano do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba - 2010.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Feira das vaidades.

"Eu vou na feira da fruta, só pra ver o que a fruta tem", cantalorei, seguindo até a feira. As frutas tem de cor amarela, laranja e verde; tem ácido, bagaço e semente. Pode ser banana, uva ou limão. Assim, transito entre olhos ávidos por beleza, doçura e saúde. Todos estão em busca de algo que em princípio não entendo o que. Vago entre os seus pensamentos, anseios e medos. Entre um aperto no mamão e uma cheirada na goiaba, transito entre as frutas. Posso até imaginar o que se passa nesse mercado de carne frutífera. Todas com suas cores, vibrantes ou opacas, vendem-se: sua pele, sua carne, seu ser. Mas nada mais me chamou a atenção do que a discussão entre uma Beterraba e um cacho de Uvas, disputando posição de destaque. Era mais ou menos assim:

- Saia daqui, sua aproveitadeira! Vai ser sempre a experimentada e nunca a comprada, disse a Beterraba.
- Eu? Não, jamais! Eu sou sempre a experimentada porque me desdobro em muitas para saciar várias bocas sedentas do meu sumo, da minha carne. E você, alguém te come crua?, responderam em coro as Uvas.
- Eu? Não, jamais... Eu sou um pouco dura,sou da terra, sabe. Mas tenho muitas vitaminas, e depois de um banho quente, o corpo ferve e amolece, facilitando as bocanhadas. Suculenta, animo até anêmico!, arrebatou a Beterraba

Foi só isso que ouvi. Fui embora, não tinha dinheiro suficiente para ver o que a fruta tem. Logo alguém chegou degustando as uvas, uma mão para cada uma. Com a Beterraba foi diferente: quem conhece, e gosta, já pega e leva embora. Ninguém precisa ver o que farão com ela, está implícito nas Beterrabas.

Barba Ruiva

5 comentários:

  1. Nossa! E eu achando que não podia melhorar... O título deu um upgrade legal pra crônica. Tenho que admitir que só faria uma crônica com vegetais se fosse OBRIGADO, mas a sua ficou tão legal que qualquer dia tento fazer algo.

    Fora que, uva, vá lá, mas beterraba? Vendo assim parece até fácil deixar uma beterraba... digamos: naughty. =P

    You've been a very bad vegetable. A very very bad bad vegetable, Beterraba. =D

    ResponderExcluir
  2. Isso se agente estiver falando em vegetais,não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Assumindo que seu comentário se refere ao meu comentário ao título... hell, yes! Numa outra crônica, em que "Feira das Vaidades" fosse mais literal, a gente sequer perceberia o título.

    Mas... essa beterraba, hein? Hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Esse texto ficou mesmo muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir