Blog dos participantes da Oficina Crônicas: entrevistas com o cotidiano do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba - 2010.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Dieta da Moda.

Sou uma daquelas centenas de pessoas que vivem brigando com o espelho e a balança. Quando me olho no espelho ele diz com ironia: - Gorda!!! - E depois de respirar fundo tomando fôlego, subo na balança e ela me fala impiedosamente: - Dois quilos a mais lindinha!

Ainda bem que todas as semanas, as revistas da moda anunciam uma dieta diferente. Já fiz todas: a dieta da melancia, a dieta da uva, a dietas dos sucos, a dieta do sorvete (sério!) e tantas outras que não lembro mais o nome. E cada vez o espelho é mais cruel e enfático: - Gorda!!! E o pior, é a sensação de culpa que fica: - Será que fiz algo errado?

Estou justamente neste doloroso questionamento, quando meu telefone toca. Vou atende-lo com toda a depressão por ter fracassado mais uma vez diante da balança.
- Alo!
- Oi, é Gabi. Acabei de aprovar uma dieta infalível!
- Já estou desanimada com essas dietas! Mas que voz estranha é essa?
- Estou fanhosa, com uma bruta gripe. Mas a dieta funciona mesmo. Perdi quatro quilos! É fantástica. Maravilhosa!
- Jura?
- Sério mesmo! Você tem que fazer!
- Mas qual é essa maravilha?
- É a dieta da minhoca.
- Como funciona?
- Você tem que pegar três minhocas na primeira noite de lua cheia, as vinte horas. Colocá-las num recipiente com água filtrada. No dia seguinte, exatamente as seis horas, devolve-las no mesmo local onde pegou e na mesma posição. Durante toda a semana, o único líquido que pode tomar é a água que elas ficaram de molho durante a noite.
- Que coisa nojenta, credo!
- Nojenta por que? Antes, você lava muito bem em água corrente e tira toda a terra!
- E funciona mesmo?
- To falando! Perdi quase cinco quilos na última lua. Aproveite hoje, pois é a primeira noite de lua cheia.
- Mas claro. Vou experimentar, não custa nada!
- Você vai sentir o resultado logo no segundo dia!
- Obrigada amiga! Agora vê se cuida dessa voz e dessa gripe assassina!
- Tá bem, vou cuidar. Beijos.

Mal desligo o telefone, e já me preparo para passar o final de semana no sítio. Melhor, vou ficar lá durante uma semana e voltar super enxuta. Com certeza, lá não vai faltar minhocas. Escrevo tudo, nos mínimos detalhes a dieta maravilhosa:
1) As minhocas devem ser retiradas as vinte horas de uma terra bem fofinha. (claro né!)
2 )Lavadas em água corrente, retirando toda a terra. (menos mal)
3) Colocadas de molho em água filtrada para uma semana, num recipiente grande.
4) No dia seguinte, ás seis horas da manhã, devolver as minhocas no mesmo local e... Na mesma posição... Mas como? Minhoca é igual dos pés a cabeça...
Ah, claro! Problema resolvido... Separei três fios de linha amarelo ouro para marcar as minhocas. Amarelo dá sorte!

Pego alguns bagulhos e me mando. Era cedo ainda. Chego no sítio no inicio da tarde. Ansiedade é imensa. Reli pela quadragésima vez a receita. Estava tudo bem claro na minha mente.
Na hora exata lá estou, literalmente catando minhocas. Seu Jerônimo, o caseiro achou estranho mas acompanhou todo o processo iluminando com uma lanterna e me protegendo com um guarda chuva imenso, porque chovia. Chovia...

Enfim acho as três maravilhosas semexentes, lambuzantes, escorregadias. Com o máximo cuidado, amarro o fio amarelo em cada uma, identificando a posição em que devem ser devolvidas no dia seguinte. Não foi tarefa fácil, mas consegui. As jovens revoltadas, foram lavadas em água corrente e imersas na água filtrada, conforme a receita.

Quase não consigo dormir. E se ela morrerem afogadas? Levanto-me a cada meia hora para dar uma espiada. Elas estavam ótimas, nadando maravilhosamente.
Finalmente amanheceu com chuva é claro. Cinco e meia já estou em pé colocando minhas companheiras num copo para devolve-las a seu habitat natural.

- Seu Jerônimo! Vamos comigo devolver as minhocas para a terra?
- Que religião é essa que a Senhora tá seguindo Dona?
Não respondo. Seria muito complicado dar todas as explicações e ainda ser taxada de maluca.

Lá vamos nós. Seu Jerônimo me protegendo com o guarda chuva, eu transportando três minhocas emputecidas. Então foram devolvidas no mesmo local e na posição marcada pelo fio amarelo. O fio foi retirado com muita luta. Pronto...

Depois deste ritual, começo a complicada dieta da minhoca. Sentia náuseas ao tomar aquela água. Mas fazer o que? Era o único líquido que podia se tomar durante a semana. Tudo por uma boa causa. Dona Filó, esposa de Seu Jerônimo, cuidou muito bem de mim. Todas as tardes, bolinho de chuva. Pão de fubá. Pamonhas.Tapiocas.Bolo de chocolate na ceia das dez. Arroz a carreteiro no almoço, e todas as delicias possíveis. E o chá de minhocas a cada duas horas...

Quando retorno do meu retiro dietético, vou correndo para a balança. Tenho vontade de gritar.
Estou com cinco quilos a mais! Decepcionadissima, ligo para Gabi:
- Aquela dieta das minhocas é uma verdadeira roubada, e além de tudo não dá certo. Ganhei cinco quilos!!!!
- De que minhoca você está falando? Ficou louca?
- Da dieta que você me ensinou!-
- Eu falei mandioca! M A N D I O C A!!!!! Você pirou?

Desliguei o telefone, p. da vida. Jurei para mim mesma que nunca mais falaria com fanhosos, ainda mais para tratar de um assunto tão sério. Agora vou esperar a próxima lua cheia e fazer tudo de novo, mas dessa vez com o ingrediente principal certo.

Mas será que bolo de milho verde pode? Vou ligar para Gabi...



Ferdinanda.


3 comentários:

  1. Maravilha Ferdinanda, maravilha!!!
    Desopilei meu fígado de tanto que ri, e como ri....
    Você é demais!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Passei no caixa de um Supermercado e vi numa revista: "Liquido Maravilhoso. Perdi 16 Kl." Lembrei desse texto e comecei rir sozinho. Pensaram que eu tinha enlouquecido...

    ResponderExcluir
  3. Bacana sua crônica! Eu vou publicar as minhas idéias sobre a "Dieta Casual" - nela você pode emagrecer, manter o peso e até engordar. É uma dieta para quem não gosta de cozinhar e lavar a louça. E também, num sentido mais profundo, para aprimorar a raça. Já pensou que bom só precisar comer pra valer uma vez por semana? Falamos sobre a estrutura do seu texto na próxima aula, abraços, Monica.

    ResponderExcluir